Mentoring #01

3 estratégias para conquistar sua APROVAÇÃO nos concursos públicos

  • Facebook Social Icon

Saudações !

Eu sou o Anthonyoni Tavares, atualmente exerço o cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil na Alfândega do Porto de Salvador, sou editor do site Concursos Psicologia e mentor especializado em planejamento para concursos públicos.

Nesse artigo eu vou lhe revelar 3 estratégias que você precisa aplicar no seu planejamento de estudo para conquistar a sua aprovação em um concurso.

Perceba que pela prévia do meu texto, é basilar que você já tenha dotado o seu estudo de um certo nível de PLANEJAMENTO.

Por incrível que pareça, ao longo de mais de 10 anos lecionando para concurseiros de todo o país, o que mais me surpreendeu é que pouquíssimas pessoas planejam os seus estudos a partir de técnicas de estudos, divisão de disciplinas em ciclos/tabelas, níveis de leitura, etc..

Eu diria que esse é o PECADO ORIGINAL do concurseiro: não planejar !

Se você está incorrendo nesse erro e gostaria de orientações sobre planejamento, entra na minha rede social no Facebook !


CLIQUE AQUI PARA RECEBER ORIENTAÇÕES GRATUITAS >>

Mas se você já tem uma certa noção de planejamento e quer alavancar os seus estudos com 3 estratégias matadoras que levarão você à aprovação nos concursos públicos, confira abaixo essas dicas !

#1. Eleve o % de resolução de questões no seu ciclo de estudo !

Um erro crasso que muitos concurseiros cometem é focar exclusivamente ou, ao menos,  demasiadamente apenas na teoria dos assuntos.

É imperativo que você domine os aspectos teóricos dos assuntos (óbvio), mas não associar esse conhecimento com a prática simulada de resolver questões de provas de concursos públicos é uma receita quase que infalível para a sua reprovação nos certames.

Você precisa conhecer a banca organizadora do seu concurso ! GRAVE ISSO ...

E a melhor forma de você atingir esse objetivo é resolver as provas passadas tal qual um verdadeiro RAIO-X. Parametrize as questões por assunto, por grau de dificuldade, por frequência estatística em que cada assunto foi abordado nas provas, etc. 

Lhes adianto que essa não é uma tarefa das mais fáceis, posto que exige muito empenho e muitas horas resolvendo e parametrizando as questões.

Mas, registre-se, considero ESSENCIAL esse dispêndio de horas nessa atividade.

Isso lhe trará uma expertise inalcançável àqueles concurseiros que não seguem essa preciosa estratégia.

#2. Produza esquemas/resumos

De tudo o que você estudar (vídeo aulas, PDF, livros, etc..), é aconselhável que você dedique uma valorosa parte das suas horas disponíveis para o estudo na produção de esquemas/mapas mentais ou resumos teóricos dos conteúdos que você estudou.

Por certo, há um momento propício para a realização desses resumos e esquemas. Esses devem ocorrer na sua leitura esquemática ou de 3º nível.

Basicamente eu classifico os sucessivos níveis de leitura que você deve adotar em todo e qualquer estudo na seguinte ordem:

1º nível) flutuante

2º nível)  concentrada

3º nível) esquemática

4º nível) revisional

E há uma razão bem simples para você produzir seus próprios esquemas/resumos dos assuntos estudados: você vai efetuar muito mais rápido, com muito mais qualidade e maior amplitude os seus ciclos revisionais.

E, acredite em mim, isso é fundamental para você solidificar o conhecimento da matéria e exponenciar seus resultados nas provas.

Quanto mais rápido e intenso você efetuar os seus ciclos, mais horas de estudo você vai poder alocar para a resolução de questões. E isso, sem dúvidas, vai lhe conduzir à aprovação no médio/longo prazo !

#3. Estude permanentemente

Engana-se quem pensa que o mais importante para você conquistar a aprovação em concurso público é ter muita disponibilidade de horas e chegar a estudar 7, 8, 10, 12 horas num único dia !

O nosso cérebro gosta de rotina !

Logo, acredite em mim, é muito mais vantajoso que você estude cotidianamente (ao menos 5x por semana) um ciclo diário de 3 a 5 horas.

 

"Ah Anthonyoni, eu não tenho 3 horas do meu dia para estudar para concursos públicos"Ok! Desista então. Simples.

Recomendo-lhe, então, que você vá empreender ou torne-se empregado(a) de alguma empresa. Simples assim. Detesto o politicamente correto!

Todo mundo tem 24h/dia! O que você precisa fazer é se organizar, se planejar e, principalmente, priorizar a divisão do seu tempo para alocar o máximo de horas para você nutrir o seu sonho de ser aprovado(a).

Monte o seu planejamento de estudo a médio/longo prazo - 12 a 18 meses ok ? - e faça muitos investimentos, não somente financeiros (infraestrutura, livros, cursos, etc..), mas sobretudo, invista no seu mindset, alinhe o seu pensamento e vontade aos grandes desafios que estão por vir.

Conquistar a aprovação num cargo público não é fácil. Mas é possível. Basta você seguir algumas regras e alinhar o seu mindset a esse objetivo.

O resultado virá com o tempo, desde que você se esforce muito pois, acredite, não há sucesso sem sacrifício.

Espero que tenha gostado.

CONHEÇA O SISTEMA ALUNO VIP PSICOLOGIA >> CLIQUE AQUI

© 2016 Sistema VIP | Concursos Psicologia - a mais poderosa ferramenta de aprovação em Concursos de Psicologia!
Concursos PSI Empreendimentos Editorias Ltda  |  CNPJ: 17.975.878/0001-45   |  INSC. EST. 108440940